sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Cancro da Mama, concientizar é o mais importante



Apoie essa campanha

O dia  19 de outubro assinala-se o Dia Mundial do Cancro da Mama, uma doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde, é diagnosticada a cada 30 segundos.
O importante ter  um diagnóstico precoce, as campanhas centram-se chamada,  para se  tomar precauções  a tempo.
Um dos lema da campanha da Federação Espanhola de Cancro da Mama e a Associação Espanhola Contra o Cancro deixou claro esta necessidade: "um diagnóstico precoce é atualmente o melhor caminho para conseguir uma redução significativa das piores consequências de uma doença tão agressiva".
 Apesar das possibilidades de se sofrer de cancro serem maiores a partir dos 45 anos, convém estar atenta desde a adolescência.
Para Lourdes Dallacort, presidente do Centro Social Visão Solidária- CEVIS, é fundamental  a conscientização, “desta maneira é possível prevenir e tratar de forma adequada, amenizar o medo com campanhas, porque mesmo tendo conhecimento dos riscos, muitas vezes  não se dá a devida importância, e o medo, ainda é, com certeza, o pior inimigo das mulheres” afirma ela.
O que é?
Cancro da mama  ou câncer de mama  é o cancro do tecido da mama. Mundialmente, é a forma mais comum de cancro em mulheres - afetando, em algum momento de suas vidas, aproximadamente uma em cada treze mulheres que atingem os noventa anos no mundo ocidental. É a segunda maior causa fatal de cancro em mulheres (depois do cancro do pulmão), e o número de casos vem crescendo significativamente desde 1970, um fenômeno parcialmente culpado pelo estilo de vida moderno do mundo ocidental. Uma vez que o peito é composto por tecidos idênticos em homens e mulheres, o cancro da mama também ocorre em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total de diagnósticos
Apesar de cerca de 90% dos tumores mamários serem benignos, existe um alerta e medo generalizado perante o cancro. É importante comunicar que os tumores benignos, as mastites e as anomalias congênitas são as patologias mais comuns. Para detectar qualquer patologia deve-se prestar especial atenção às alterações deste órgão e recorrer a um especialista.

Prevenção do cancro
Existem uma série de recomendações contra o Cancro que ajudam a reduzir discretamente o risco e a melhorar as expectativas de um diagnóstico precoce.
Para o cancro da mama o principal é levar uma vida saudável e ativa: alimentação equilibrada sem abusar de gorduras animais e com a presença de azeites de origem vegetal, especialmente de azeite; realizar exercício físico regularmente; não ter excesso de peso nem um peso demasiado baixo.
Esta são algumas dicas importantes para que tenha uma vida mais saudável, portanto não perca tempo, faça vá ao médico regularmente e se sentir qualquer preocupação, mantenha a calma e busque informações correta, com um médico de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Sua mensagem foi encaminhada ao moderador.