terça-feira, 18 de setembro de 2012

A TV está no ar!


Foto: Divulgação
A primeira transmissão de televisão,  aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1926. Por isto, essa data é considerada o marco da invenção. No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4.
Mas o dia para se comemorar a invenção desta, que é considerada a grande revolução no mundo das comunicações, é 11 de agosto, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara, nascida nesse dia.
Na  HISTÓRIA
Oficialmente, John Logie Baird é tido como o pai da televisão. Através do protótipo de câmera que ele mesmo inventara, John transmite imagens de seu laboratório para uma platéia composta de cientistas em fevereiro de 1926.
No mesmo ano, era fundada a Radio Corporation of America (RCA), que montou estúdios nos Estados Unidos e fez a primeira demonstração televisiva usando uma estátua fincada do próprio jardim como teste. A imagem era do famoso personagem dos quadrinhos, Gato Félix, com 2 metros de altura, transmitida para um televisor com 60 linhas de capacitação.
A mesma RCA emprestaria sua tecnologia para a TV Tupi iniciar sua programação no Brasil, 24 anos depois.
TV no BRASIL
"Senhoras e senhores telespectadores, boa noite. A PRF- 3 TV - Emissora Associada de São Paulo orgulhosamente apresenta, neste momento, o primeiro programa de televisão da América Latina".
A atriz Yara Lins emprestou sua voz para anunciar o primeiro programa de televisão exibido no país, no dia 18 de setembro de 1950, pela emissora Tupi, prefixo PRF-3.
O evento, patrocinado pelo empresário do ramo das comunicações, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, conhecido como Chatô e dono dos Diários Associados, contou com a participação de várias personalidades do show bizz da época. O frei cantor mexicano, José Mojica, entoou o hino "Canção da TV" composto para a ocasião e foi uma das atrações da noite. A poetisa Rosalina Coelho Lisboa, nomeada madrinha da invenção, também fez parte do show, declamando alguns poemas.
No dia seguinte, era exibido o primeiro telejornal brasileiro "Imagens do Dia", recebido por cerca dos 100 aparelhos de TV importados, existentes no país.
A seguir, a Tupi engrenava como a única e favorita da telinha e transmitia espetáculos de dança exibidos no Teatro Municipal de São Paulo, peças do Teatro Brasileiro de Comédia e programas como o TV de Vanguarda, com atores encenando, ao vivo, textos clássicos da Broadway.
No ano seguinte, a TV Tupi era inaugurada no Rio de Janeiro e lançava o telejornal "Repórter Esso", que alcançou enorme sucesso até o final da década de 60.
Ainda em 1953, a TV Record de São Paulo iniciava suas transmissões, sendo os programas infantis o carro-chefe da emissora. Sete anos depois, já são 20 empresas de televisão espalhadas pelo país, cujas imagens transmitidas eram captadas por cerca de 1,8 milhão de aparelhos.
O videoteipe seria introduzido no país em 1962 para melhorar a qualidade das produções que, até então, eram realizadas ao vivo. Com o aparelho, ficou possível gravar e editar as imagens antes de sua transmissão nos programas.
A Tupi também foi pioneira ao introduzir a telenovela, gênero televisivo de maior sucesso até hoje em várias emissoras.
A primeira telenovela brasileira, exibida duas vezes por semana, chama-se "Sua Vida Me Pertence", com Vida Alves e Walter Forster. O casal de atores foi responsável pelo primeiro beijo na televisão, considerado uma ousadia para a época.
A partir da década de 60, passam a ser patrocinadas por produtos de lavar roupa, daí o nome "soap opera" nos Estados Unidos, sendo dirigidas, principalmente, para as donas de casa.
Em 1963, outra emissora, a TV Excelsior, lança a primeira telenovela de exibição diária. Na década de 70, a Rede Globo de Televisão, fundada em 1965, assume a liderança na produção de telenovelas.
Fonte: IBGE Teen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Sua mensagem foi encaminhada ao moderador.