quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sala Lilás para mulheres vítimas de Violência Doméstica e Familiar



 A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto-Geral de Perícias (IGP), inaugurou nesta terça-feira, 25 de setembro, a Sala Lilás, um espaço para atendimento às mulheres no Departamento Médico Legal (DML).  O objetivo é  oferecer um ambiente diferenciado, privativo e acolhedor, para as mulheres vitimas de violência, enquanto aguardam pelo atendimento .
O local também conta com um  kit de coleta padronizado para as vítimas de agressão sexual desenvolvido pelo Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) e DML. Além do acolhimento e perícia física, o DML oferece  Serviço Psicossocial, uma avaliação psíquica para identificar sinais e sintomas de sofrimento decorrentes do trauma.A busca é por  reduzir a ansiedade e providenciar encaminhamento psicológico ou psiquiátrico. O Setor funciona vinculado ao Setor Clínico, que é o local onde ocorrem os exames de corpo de delito, o atendimento é realizado pela equipe técnica e por estagiários supervisionados.
Nossa candidata Lourdes Dallacort, que tem em seu projeto de campanha uma bandeira voltada ás mulheres, que inclui  buscar opções para reconduzir às mulheres  vitimas de violência à sociedade, seja ela profissional ou familiar, falada da importância de se oferecer  mais discrição com o assunto, "esta é uma ótima iniciativa, no momento em que elas chegam e precisam de ajuda, estão fragilizadas e encontrar um lugar acolhedor é fundamental para que sintam-se á vontade".
A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Santana, sinaliza que o espaço é um local mais humano, de acolhimento seguro e com mais conforto. E salientou que o Estado deve "atender de forma muita qualificada às mulheres que estão em situação de violência".
A iniciativa da criação do local é uma parceria com o projeto  Rede de Atendimento da Segurança Pública para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar.




As mulheres podem solicitar ajuda através da Escuta Lilás que  é uma central de atendimento que atende no  Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado (CRM), que compõe a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Site da SSP/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Sua mensagem foi encaminhada ao moderador.