sábado, 8 de setembro de 2012

Dia Internacional da Alfabetização


Hoje é dia Internacional da Alfabetização e você sabe bem o quanto é importante saber ler, não sabe?
Já tentou imaginar como seria não saber ler?

No dia 8 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da Alfabetização, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mas no Brasil o analfabetismo ainda persiste ser um problema para grande parte de nossa sociedade.
Segundo a Constituição Brasileira, no artigo 205:  “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Lourdes Dallacort, que acima de tudo  sempre colocou a educação como prioridade em sua vida, seguindo inclusive a carreira de professora, salienta: “Não há desenvolvimento econômico e social sem educação,  podemos afirmar que o processo de alfabetização se inicia quando abrimos os olhos e vemos a luz pela primeira vez e só acaba quando fechamos os olhos pela última vez.”
Lourdes Dallacort, sempre com os pequenos
Existem diversos métodos para alfabetizar crianças, jovens e adultos. No Brasil, os mais utilizados são o método global e métodos tradicionais, como o alfabético-silábico e o fônico. Por outro lado, muitos alfabetizadores brasileiros, das redes pública ou privada, preferem a teoria do construtivismo como base para a alfabetização. Qual o melhor caminho para ensinar a ler e escrever?
"Escolher um ou outro é uma opção cujo grau de dificuldade aumenta principalmente quando se depara com a enorme diversidade socioeconômica e cultural de um país como o Brasil, nossas crianças merecem educação de qualidade, em turno integral e condições para ir e vir à escola.” Finalizou a candidata a vereadora pelo PSB.
No Brasil, em 4 de novembro, comemoramos o dia Nacional da Alfabetização. Letra é vida! Que tal comemorar esse dia lendo historinhas divertidas em voz alta, brincando com as palavras e desenhando o alfabeto, e talvez mostrando como é bom  ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Sua mensagem foi encaminhada ao moderador.